Essa foi primeira companhia aérea a lançar um programa de fidelidade de milhas aéreas em 1981 (AAdvantages).

Este programa tinha três objetivos principais: Crie um banco de dados de marketing listando o comportamento de consumo do cliente; Fidelize os clientes dando-lhes direito a bilhetes-prêmio (bilhetes gratuitos) ou upgrades; Distinguir os melhores clientes atribuindo-lhes um estatuto especial que lhes permita beneficiar de vantagens exclusivas como o acesso a salas de espera do aeroporto, acesso a balcões específicos para embarque, etc.

Muito rapidamente, outras companhias aéreas desenvolveram seus próprios programas: a United Airline (Mileage Plus) lançou seu próprio programa apenas seis dias depois da American Airlines; A Air France abriu o Frequency Plus em 1992, a Lufthansa abriu o Miles & More em 1993… Esses programas tornaram-se agora essenciais no setor aéreo.

Desde o início, as companhias aéreas diferenciaram os tipos de clientes atendidos, desde o cliente ocasional (clientes de lazer) até o cliente frequente de “alta contribuição” (clientes empresariais), e organizaram programas de fidelização em torno desta segmentação com a criação de milhas aéreas-bônus (alvo: todos os clientes potenciais) e Miles-status (alvo: clientes de alta contribuição). Imperio das Milhas cartao black sem anuidade

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