Vila da Penha abriga único bar para lésbicas do Rio

IMG_1300.JPG

Em uma rua silenciosa, com pouquísssimo movimento de pessoas e carros, está localizado o único bar para mulheres lésbicas do Rio de Janeiro: o Resiliência Espaço Cultural &Atelier . Na tarde que Rio Gay Life visitou o estabelecimento, as clientes assistiam ao stand-up "Nanette", da icônica comediante australiana Hannah Gadsby. Na sequência, rolou um animado debate sobre a existência e resistência sapatão no Rio de Janeiro.

 

O ambiente é aconchegante e o atendimento da proprietária, Gisela Carvalho ( na foto, de camisa laranja), faz o cliente se sentir em casa, como em um bate-papo entre amigas na sala de estar. Gisela fundou o Resiliência em 2015, depois de ser demitida, vítima de preconceito.

 

"Em 2014, eu fui mandada embora do meu último emprego por ser negra e lésbica.  Eu tentei voltar ao mercado de trabalho, sou terapeuta ocupacional, mas nenhum lugar me aceitava por eu sofrer de gonartrose bilateral (um tipo de artrose nos dois joelhos), apesar de o perito do INSS dizer que eu sou apta a trabalhar. Eu comecei a pensar numa forma de trabalhar em casa. Comecei a comprar mesas e cadeiras e assim surgiu o bar".

 

Black Music, samba e MPB embalam as animadas conversas nas mesas do Resiliência.  Em dias de jogos do Brasileirão, elas se juntam  para  acompanhar as transmissões diante da televisão do bar. "É ao mesmo tempo um orgulho, mas também um sinal de procupação ser o Resiliência o único bar para lésbicas da cidade, um triste retrato da falta de espaços acolhedores para nós", disse Gisela.

 

"Eu já recebi lésbicas que me contaram, antes de ir embora, que adoraram o Resiliência porque ficaram aqui no bar ouvindo charme. A gente não tinha um espaço específico lésbico para pensar cultura, promover discussão política ou ouvir músicas que não sejam os batidões da noite. O Resiliência ocupa esse espaço no Rio de Janeiro ", completou. 

 

Serviço:

 

Resiliência Espaço Cultural & Atelier

Rua Galvani, 52, Vila da Penha

Horários: Todos os dias, das 14h até meia-noite